quarta-feira, novembro 02, 2005

Equilibrio

MORTE
(diringido-se á VIDA FUTIL)

Tu ainda não reparaste
Que o bom, num perfeito grau,
Sem ter o mau por contraste,
Não seria nem bom nem mau?

O que era a noite sem o dia?
E a luz sem a escuridão?
O contraste é a razão
Porque a gente os avalia.

Tende por esta medida.
Tudo para o mesmo fim.
Até tu, a própria vida,
Não era nada sem mim.

VIDA FUTIL

Assim terias por norma
Desfazer o que eu fizesse...

MORTE

Não, não. Tudo se tranforma.
E nada desaparece!

VIDA FUTIL
(provocadora)

O que dirias, se eu risse
Dessa conversa vazia?...

MORTE

Já esperava essa tolice
Da tua sabedoria.

Olha, ri...mas ri de gosto,
Sem vergonha e sem decoro;
Mas olha que o lado oposto
Da gargalhada é o choro.

Excerto de "Auto da Vida e da Morte", António Aleixo
Ah dá que pensar! Este poeta algarvio tão ironico, tinha umas ideias intelegentes.
Isto para não dizerem que falo só sobre coisas más. Até que porque qual é a piada de criticar coisas boas? E qual é a graça do bom sem o mau para o compararmos? È o equilibrio natural das coisas....preto e branco, bom e mau, felicidade e tristeza, sorrisos e choro...umas sem as outras não fazem sentido. Pode parecer o inferno, mas é assim que tem irremediavelmente de ser. Se se perdem, a vida perde o sentido. E têem que concordar que há "pecados" que valem a pena...

3 comentários:

José Borges disse...

Espectáculo de poema... adorei, até me deu alento para viver com mais alegria... huau, quando tive rem baixo venho ler este poema... estou deveras encantado co teu post... Magnifico

Anónimo disse...

Pecados com «» ou pecados sem «»?

Diana disse...

Pecados com "". Passo a explicar: são pecados com aspas isto porque eu não me estou a referir ao pecados dos cat+olicos ou outra religião qualquer (se é que mais alguém se lembrou de usar essa palavra...), estou a referir a certas asneiras sem intenções maldosas, que muitas vezes são chamadas de pecados, erros...enfim manias que cada um tem menos ortodoxas por assim dizer, ou coisas que fazemos ocasionalmente por puro divertimento. Também me refiro a erros que cometemos, verdadeiros erros, que nos ensinam a ser melhores pessoas, isto porque eu acho que uma das melhores fontes de conhecimento é a experiencia em si e as conclusões que podemos tirar dela. Esses pecados são importantes nas nossas vidas, para todos. Já os outros são para os seguidores...e esses a meu ver. pelos menos alguns, são duvidosos e humanamente impossiveis de cumprir. O sentido que quis dar a "pecados" com aspas foi um sentido mais global, menos especifico, até porque acho que nem tão cedo vai aparecer neste blog algo que tenha a ver com religião, já que é algo que luto para tirar as minhas conclusões, e por enquanto não cheguei a nenhuma definitivÓbrigado pela pergunta, é sempre um prazer ver a atenção dos meus dedicados leitores. Tenho dito.

Cumprimentos, Fumos e Chás ao seu dipor ;)