sexta-feira, outubro 28, 2005

Harry Potter também ensina...


Harry Potter!!Estes livros que preenchem o imaginário de tantos, crianças e adultos e até os exigentes adolescentes! Pessoalmente eu adoro esta saga, mas isso sou só eu, que gosto no geral de ler. Mas estes livros infantis/juvenis, apesar de pura fantasia, nota-se a realidade sempre presente. Na minha opinião a habilidade de J.K. Rowling está exactamente aí, na sua capacidade de encaixar a mais pura fantasia na mais real das realidades, e se nos esquecermos , ou melhor abrirmos a mente, podemos aprender e ver várias coisas. Todos os livros nos ensinam algo, quanto mais não seja dão nos exemplos do que não se deve escrever ou ler. Cito agora duas frases de duas personalidades bem conhecidas que nos dizem isso mesmo sobre os livros:

O livro é um mestre que fala mas não responde. Platão

Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas. Mário Quintana

Acredito mesmo, que se eu nunca tivesse lido certos livros, hoje seria outra pessoa, e deduso que seria deveras mais ignorante. Muitas vezes quando leio sublinho os livros, aquelas frases que mais me marcam. Ontem postei algo que falava, no geral, dos podres no mundo. E tal não é o meu espanto, sim porque eu sempre gostei do Harry Potter mas no geral a lição mais importante a tirar daquele livro é que o amor e a bondade são mais fortes que tudo; que o poder da amizade é imenso e que a lealdade e a preseverança são enssencias para uma vida feliz, e estava eu a acabar o ultimo capitulo do Harry Potter e o Principe Misterioso e deparo me com a seguinte frase:

Harry recordou-se (...) de ter conversado pouco depois com Dumbledore sobre o que era travar uma batalha perdida. Era importante luatr, dissera Dumbledore, lutar sempre, nunca desistir de lutar, pois só assim se poderia conter o mal, embora nunca fosse possivel elimina-lo completamente.

Pois é. Para as pessoas que pensam que nem nestes livros se aprende. Afinal nem no Harry Potter o mundo é cor-de-rosa, um conto de fadas...E para completar-te, de facto neste conto de fadas mal contado que é o nosso mundo, aqueles que não são cegos (sim, também me incluiu na facção dos "olhos abertos") ou são infelizes ou deprimidos,isto porque não se pode eliminar o mal, que por pior que seja, dá um certo equilibrio á realidade. A arte está em conte-lo.Ah pois é!
Agora deixo uma pergunta, a mim, e a todos, são felizes, deprimidos ou infelizes?

3 comentários:

José Borges disse...

É verdade, tudo nos ensina, aprendemos mesmo com o mal, principalmente a amar as coisas boas. Eu... gostei do Harry Potter, mas não deixo de pensar que a Rowling ou é, ou quer ser mais ingénua daquilo que a vida permite ser-nos. Não podemos ser o coração aberto que o Dumbledor é, ou arriscamo-nos, tal como ele, a ser traídos. Também é preciso que ha-ja em cada um nós, ainda que em porções pequenas, sentimentos que consideramos defeitos: um bocadinho d einveja leva-nos a querer mais, ser melhores; um bocadinho de maldade para não sermos fracos.
Agora uma pergunta como a tua: quem é mau, as pessoas má... não serão mais felizes que as pessoas boazinhas?

José Borges disse...

Só mais uma coisa: respondendo á tua pergunta, eu considero-me feliz. Serei ignorante?

Anónimo disse...

sabes ao ler os teus posts parecesme uma pessoa desencantada com a vida... para responder a tua pergunta considerome uma pessoa feliz e sabes porque? há uns tempos tinha muita coisa a que nao dava valor depois comecei a ver gente invejosa em meu redor e depois aconteceume uma coisa que mudou muito na minha visao de ver a vida, limitoume o dia a dia muita coisa mudou e ai e que me apercebi como tinha tudo para ser feliz, tenta descobrir a felicidade porque ela esta a tua volta e da primazia as coisas boas em detrimento das mas. a vida so e a preto e branco se quisermos!!
quanto a aprender com os livros eu acho que me tornei uma pessoa com força fe esperança mas que nao e parva que nao engole as mentiras e tretas de qualquer um graças a muitos livros que li. falando em particular do harry potter acho que a rowling nao mostra so um mundo encantado porque ela mostranos tambem mortes, sofrimentos, sentimentos de perda, coisas duras, seres mal amado e indesejado, sentireste como que se aquele nao fosse o teu lugar(pelos tios e primo)... enfim isto ta enorme fico por aqui mas a discussao poderia continuar muito muito tempo by the way acho que escolheste umas citaçoes muito boas :)bjooo