quarta-feira, janeiro 18, 2006

Fumos em meu redor

Ah, que saudades tinha do meu blog….sinto-me culpada, tenho me esquecido disto, mas também o tempo escasseia.

Por isso vou apenas comentar alguns recentes (ou não) e pertinentes acontecimentos do mundo que vive a em meu redor:

- As eleições presidenciais: um circo, temos o Cavaco como domador de “feras”, o Lousã faz de palhaço, o Soares de acrobata (até se está mesmo a ver o senhor lá no alto, equilibrado em cima uma pilha de urnas de votos…), o Jerónimo de Sousa é o trabalhador homem que muda os cenários e por fim, numa onda mais cultural do circo, o alegre Alegre há-de recitar algumas das suas poesias. E, o povo, contente com o espectáculo, aplaude, de sorriso amarelo, com o peso nas costas da duvida do voto, porque lá circo há, mas onde estão os candidatos a sério para o importante cargo de Presidente da Republica Portuguesa! Cargo esse que exige responsabilidades como ir a baptizados de pessoas importantes, e casamentos, e funerais, e festas… Depois há também os discursos de motivação ao povo português…E outras coisinhas mais, e essas, claro, não são lá muito importantes?!
Não é nada pessoal contra os policos, nem pretendo ofende-los, mas podiam ser mais realistas e sérios não?

- Por este país miserável também se pode vislumbrar belas acções como a demolição de uma casinha toda estragada, que onde, por acaso, esteve um poeta, ou politico, ou romancista? Não era dramaturgo, aquele, o Garet, aliás, Garrett, coitado, nem escrever sabia! Nem foi dos melhores autores portugueses…Único que de jeito é mesmo o zarolho Camões…E a casa ainda por cima era da época Romântica, para quê deixa-la de pé?! Com tanta casa velha que há por aí…Aliás, é bem melhor construir uns prédiozitos de luxo, assim ficamos todos felizes, o Estado não tem que gastar dinheiro em recuperação, o nosso erudito ministro da economia ganha uns trocos com a venda da casa, e uns empresários também ganham algum, mais a Câmara….Assim como assim já não há muita cultura em Portugal, quem se irá importar com uma casa velha e que cheira a mofo!?

- A escola não me está a correr nada bem, e desculpem me os bons professores que podem ler o meu blog, mas há profs que o seu maior divertimento é fazer-nos a vida negra! Sinceramente que ganham eles em dar-nos más notas?! Será que na sala dos professores se comenta: “ -Ah nem sabes PROF A hoje obriguei os meus alunos a entregarem-me o trabalho num dia, já vistes que giro que vai ser? Vou dar nega a todos! AHAAHHAHA. – EHEHEH! Boa PROF B! Eu hoje também fiz uma boa marquei os testes perto dos dias dos testes mais difíceis da turma X, e depois uma aluna reclamou e eu mandei-a para a rua!! ahhahahaha”
Quer dizer eles não deviam ser os primeiros a ficarem contentes com o nosso bom resultado? Quanto mais não fosse para se verem livres de nós…E já agora, se não gostam de dar, e não sabem, porque não desistir? Porque infernizar-nos a vida?! E o melhor é a maneira DEMOCRATICA que os alunos são tratados, por exemplo, sai uma lei que proíbe toda a gente, e repito, TODA A GENTE, de fumar dentro do recinto escolar, então os alunos vão para fora da escola matar o vicio, que fazem os professores democratas? Tem uma sala de “chuto”! Mal se entra naquele pavilhão vem um agradável e discreto cheirinho a nicotina queimada… Também quando um aluno, ou turma inteira tem problemas com professor, pode verificar o grande sistema de apoio, é tudo resolvido na hora, ouve-se o aluno(s), e de seguida decide-se que ele(s) esta ou estão redondamente enganados, ou que foi equivoco, falta de comunicação, e põe-se uma pedra no assunto para não haver mais “chatisses”.

Muitas coisas devem ter ficado por dizer, mas de momento não me recordo de mais nada, tenho á minha espera-me um serão com Cesário Verde, esse pintor, que usava a pena como pincel e as frases como cores…Ah! Vida de estudante….

3 comentários:

José Borges disse...

Ai!
A Campanha não é uma palhaçada. Os testemunhos magoados dos portugueses quando se referem á política demonstra também a sua falta de cultura democrática. Que se pare de criticar só por criticar! Antes de tudo, mostrem argumentos pa fundamentar essa tese! Desculpa, mas aí não concordo contigo. (Voto em Alegre, cuja poesia não é para gozar, sff)
Relativamente à bela da Manuel Cargaleiro. Fala-se se os alunos "burros" são passados, fala-se se os professores não passam os alunos "burros". Cada um deve ter aquilo que merece e nós, como alunos do 12º ano, não temos senão que estudar e ter trabalhos para nos habituarmos a trabalhar, eu confesso que nunca na minha vida me senti cansado por andar na escola, e ainda não me sinto, é preciso? Não sei, só sei que a tese do criticar porque não nos cabe a nós propor uma mudança não é o melhor caminho, há que criticar construtivamente, para o bem e para o mal.

José Borges disse...

Só mais uma coisa, Cavaco não é um palhaço, antes um Peixe, a julgar pela cara dele em frente ás camaras. E bem que merecia um belo de um sermão, em estilo Padre António Vieira, certamente que ele "non est sale terrae"!

Diana disse...

Eu não disse que era uma palhaçada, mas sim um circo, quanto á minha critica foi construtiva, como podes ler, eu proponho uma solução: seriedadee realismo, e diria, já agora honestidade, e sabes porque que eu lhe chamo circo? Porque eles estão preocupados com a imagem de cada um do que propriamente com o país, não digo que não haja bons policos, mas andam muito escondinhos, tudo isto mais parece um jogo de aparencias. E outra coisa, eu n gozei com a poesia do Alegre.E falta de cultura democratica? esta a dizer isso a mim!?á pessoa que tu chamas anarquista!? A culpa dos estado país n é dos policos, é dos portugues, mas que eu saiba os policos tb sao portugues.
Quanto á escola, não se trata de trabalhar ou não, de pôr a culpa nos outros, quando nós somos os culpados,pq em muitos casos é verdade que os professores podiam ensinar mais, e a verdade é k há muita coisa nas ESCOLAS em geral que estão mal, como todo o sistema parvo em q vivemos...bah se as coisas estão mal, mude-se para melhor, é só isto que tenho a dizer.